Programa Completo - Certificação em Psicologia Positiva 2017

O caminho científico para estudar a felicidade existe e chama-se Psicologia Positiva.

06 DE FEVEREIRO A 05 DE DEZEMBRO

Módulo 1 - Introdução à Psicologia Positiva

Este módulo introduz o crescente campo da Psicologia Positiva – o estudo científico do funcionamento humano ótimo. Os participantes são expostos à implicações práticas e teóricas de um foco positivo, a frequência positiva; lidar com emoções negativas através da aceitação, gratidão e apreciação; e alcançar mudanças duradouras.

Objetivos

  • Entender as idéias fundamentais da Psicologia Positiva – e como mudar o seu ponto de vista pode mudar a maneira de se relacionar consigo e com os outros.
  • Aumentar a “frequência positiva” com o objetivo de aumentar os níveis de criatividade, motivação, saúde e sucesso de maneira geral – em indivíduos, grupos e organizações.
  • Entender o papel da aceitação – das próprias emoções e dos outros – para buscar uma vida completa e realizada.
  • Reconhecer a importância de expressar gratidão regularmente e manter um foco positivo sendo um “buscador do positivo”.
  • Aprender sobre o papel dos rituais e hábitos em alcançar mudanças duradouras.

Aula 1: Introdução
06/02 a 12/02

Esta aula introduz a Psicologia Positiva e sua relação com os outros campos da psicologia. Ilustra a importância de fazermos perguntas positivas e como isto muda o nosso modo de pesquisar, intervir em organizações, experienciar nossas vidas e nossos relacionamentos.

Aula 2: Transformação Positiva
13/02 a 19/02

Esta aula explora pesquisas recentes sobre a relação causal entre sucesso e felicidade, e mostra como o aumento da frequência positiva pode nos levar a um ponto ideal que transforma radicalmente o modo como pensamos, sentimos e agimos.

Aula 3: Permissão para ser Humano
27/02 a 05/03

Esta aula introduz a idéia da aceitação ativa, mostrando as implicação na educação parental, liderança, moralidade, e bem estar de modo geral. Aceitando nossas emoções – difíceis e prazerosas – é o fundamento de uma vida feliz e saudável.

Aula 4: Apreciando apreciar
06/03 a 12/03

Nesta aula, os alunos são expostos aos estudos sobre gratidão e apreciação do bom e do belo. Pesquisas sobre os benefícios  de um foco positivo psicológica e fisicamente são exploradas.

Aula 5: Mudanças que duram
13/03 a 19/03

A maioria dos esforços para mudar individuais e organizacionais falham. Baseada em pesquisas sobre hábitos e rituais, esta aula busca mostrar como pessoas ou organizações podem indroduzir mudanças que duram.

Encontro online: Módulo 1
21/03

Fechamento dos temas abordados no módulo 1

Módulo 2: O que é Felicidade?

Este módulo começa definindo Felicidade como a experiência completa de prazer e significado. Os alunos são introduzidos a teoria e prática de levar uma vida feliz, que combine emoções positivas e um senso de propósito. Os tópicos incluem “encontrando o estado de fluir”, identificando seu propósito, lidando com stress e procrastinação, e a revolução da felicidade.

Objetivos:

  • Entender a natureza de uma vida feliz, distinguindo-a da vida do corredor desenfreado (corrida dos ratos), do hedonista, e do indivíduo em resignação.
  • Aprender como aumentar a probabilidade de fluir na vida – o estado de alta performance e experiência de pico.
  • Passar por um processo de quatro fases de identificação e realização do propósito de vida.
  • Descobrir como transpor uma das barreiras mais significativas da felicidade, lidando efetivamente com o stress e procrastinação.
  • Reconhecer como a mudança de percepção pode levar a uma revolução que irá nos levar a uma abundância da moeda final – felicidade.

Aula 1: Definindo Felicidade
20/03 a 26/03

Esta aula introduz a definição de felicidade como a experiência complete de significado e propósito. São descritos quarto árquetipos – corrida dos ratos, hedonista, resignado, e feliz – cada um lidando e experiênciando a vida de uma forma diferente.

Aula 2: Fluir
27/03 a 02/04

Fluir descreve o estado onde estamos completamente engajados em alguma atividade, perdendo a noção do tempo e lugar. A aula explora como podemos aumentar a probabilidade de entrarmos neste estado de fluir – traçando metas convincentes e nos desafiando – e como resultado, experiênciar alta performance e experiência de pico.

Aula 3: Significado e Propósito
03/04 a 09/04

Nós estamos vivendo a Era do Nilismo – e estamos pagando um preço por esta falta de significado em nossas vidas. Esta aula nos leva as quatro fases de encontrar e realizar nosso propósito – fases que espelham a investigação apreciativa.

Aula 4: Stress e Procrastinação
10/04 a 16/04

Stress e procrastinação são as duas barreiras mais significativas para uma vida feliz. Esta aula aborda técnicas usuais para reduzir a procrastinação (como a “pausa de cinco minutos”) e para lidar com o stress (introduzindo períodos de recuperação). No longo prazo, a aplicação destas técnicas podem ajudar as pessoas a se tornarem mais felizes e bem sucedidas.

Aula 5: A Revolução da Felicidade
17/04 a 23/04

A mudança da percepção Material ( que vê o dinheiro ou bens como o maior valor ) para a percepção da Felicidade ( que vê a felicidade como o topo na hierarquia de valores) leva a uma abordagem radicalmente diferente de ver a vida. Esta aula aborda as implicações de mudar esta percepção em nossos relacionamentos pessoais, relacionamentos interacionais, em nosso sistema educacional e em nossas organizações.

Encontro online: Módulo 2
25/04

Fechamento dos temas abordados no módulo 2

Módulo 3: Realizando Sonhos

Todos nós temos sonhos e aspirações, entretanto a maioria dos sonhos das pessoas permanecem sem se realizar. Este módulo aborda como nós podemos cultivar a semente da esperança e ajudá-la a florescer. Os tópicos incluem crenças como profecias auto-realizantes, traçar metas, foco nas forças pessoais, e aprendendo com os erros.

Objetivos:

  • Entender o poder das crenças positivas e como nossas crenças podem criar nossa realidade.
  • Aprender como aumentar nossa auto-confiança, e transformar nossa crença em nós mesmos através de ações, visualizações e “priming”.
  • Reconhecer a importância de identificar as forças intrínsecas e extrínsecas e realizar o potencial pessoal e organizacional.
  • Entender a natureza das metas auto-concordantes – metas que são alinhadas com os nossos interesses e valores – e reconhecer
  • Entender o papel significante que as nossas falhas têm, no caminho para o sucesso e felicidade.

Aula 1: Crenças como profecias auto-realizantes
24/04 a 30/04

“Se você pensa que pode, ou que não pode, de qualquer forma você está certo” – Henry Ford.  Existem muitas pesquisas que ilustram que, de muitas formas Ford estava certo. Esta aula fala sobre o poder da mente, e faz, ao mesmo tempo a distinção clara entre crenças realistas e irrealistas, entre otimismo fundamentado e dissociado, entre adotar o conhecimento da psicologia experimental e a cultura do “pensamento positivo”.

Aula 2: Melhorando suas crenças
01/05 a 07/05

Enquanto nossas crenças têm um enorme impacto na maneira pela qual experienciamos nossas vidas, cultivar estas crenças pode ser bem difícil. Esta aula aborda três maneiras de aumentar a auto-eficácia das pessoas: tomar ações através do lidar, viasualizar o processo de conquista e sucesso e criar um ambiente com gatilhos positivos.

Aula 3: Metas Auto-Concordantes
08/05 a 14/05

Metas auto-concordantes são alinhadas com nossos interesses primários e valores mais profundos. Pessoas que identificam e buscam estas metas acabem sendo mais felizes e bem sucedidas. Esta aula aborda a distinção entre perceber o trabalho como um emprego, uma carreira ou um chamado – com todas as implicações desta percepção.

Aula 4: Forças
15/05 a 21/05

A maioria das pessoas, ao serem perguntadas entre escolher focar em suas forças ou focar em suas fraquezas, escolhem a segunda opção. Entretanto, estudos com indivíduos e organizações claramente demonstram que o foco nas forças não só faz as pessoas mais felizes, como as fazem mais bem sucedidas. Esta aula foca em como podemos identificar nossas forças intrínsecas e extrínsecas – aquelas atividades as quais somos bons, e apaixonados.

Aula 5: Aprendendo a errar
22/05 a 28/05

Nós aprendemos a andar caindo, a falar balbuciando, a comer fazendo bagunça, a acertar uma cesta perdendo, e a colorir um quadrado rabiscando fora da caixa. Esta aula mostra pesquisas e estudos de casos de pessoas de sucesso e organizações as quais tem como guia o princípio “Aprenda a errar ou erre para aprender”.

Encontro online: Módulo 3
30/05

Fechamento dos temas abordados no módulo 3

Módulo 4 – Imersão

WORKSHOP EM BELO HORIZONTE ( Ticket diferenciado para alunos e ex-alunos)

15/06 a 17/06

Imersão Online 29/05 a 04/06

O módulo 4 foi desenvolvido para que os participantes possam realizar práticas e vivenciar a Psicologia Positiva com o intuito de enriquecer seu aprendizado. Para aqueles que não participarem da imersão, o conteúdo abordado será apresentado por meio de vídeo-aulas durante a semana da imersão (vídeo-aulas serão disponibilizadas a todos os participantes).

Módulo 5 – Mudanças

A grande parte dos esforços para mudar falham. Muito dinheiro e esforço são gastos por pessoas e organizações no intuito de trazer mudanças, e o que a grande maioria experiencia é o “efeito lua de mel” – a intervenção tem um efeito curto e temporário. Neste módulo – baseado nas últimas pesquisas em neurociência e técnicas da psicologia cognitivo-comportamental ( efeito, cognição, comportamento) – os participantes aprendem como trazer mudanças que duram no nível pessoal e organizacional.

Objetivos

  • Entender a natureza das mudanças no nível neural, e como certas barreiras conscientes e inconscientes podem interferir nas mudanças que duram
  • Aprender técnicas que nos ajudam a trabalhar pelas nossas emoções – tais como o portfólio Positivo e a “Ordem da pós experiência de pico” – e que podem nos trazer mudanças graduais e agudas.
  • Explorar várias intervenções comportamentais – tais como engajamento em uma prática deliberativa e saindo da zona de conforto – e que podem nos trazer mudanças graduais e agudas.
  • Engajamento dos nossos pensamentos – através de técnicas de terapia cognitiva e da experiência “Eureka” – no sentido de nos trazer mudanças graduais e agudas.
  • Abordar o ABC da psicologia – usando diferentes técnicas e exercícios – que podem ajudar a nos mover além do “efeito lua de mel”.

Aula 1: A Natureza das Mudanças
05/06 a 11/06

Mudar é difícil – mas é possível. Entender a anatomia da mudança – como as conexões neurais se formam e desenvolvem – pode ajudar no processo de promover mudanças que duram. Esta aula aborda algumas barreiras da mudança, incluindo nosso nível de desejo de mudar, nossos níveis de motivação e se conscientemente ou inconscientemente acreditamos que mudar é possível.

Aula 2: Afeto
12/06 a 18/06

Esta aula aborda os canais emocionais para trazer mudanças. Técnicas exploradas incluem Meditação “Love Kindness”, o Portfólio Positivo, ouvir música de forma concentrada, diminuido o rítmo para apreciar e saborear o mundo. Além disto, é introduzida a idéia da “Ordem da pós experiência de pico” como um método de mudanças emocionais agudas, provendo inúmeros exemplos de mudanças agudas desenvolvidas após um Stress Pós Traumático.

Aula 3: Comportamento
19/06 a 25/06

A maneira mais efetiva de promover mudanças que duram é modificando comportamentos. Se engajar em práticas deliberativas, ter persistência, enquanto se permite um tempo para descansar e se recuperar, é a combinação que leva ao desenvolvimento ao longo prazo no campo de escolha daquele indivíduo. Lidando com as situações saindo da zona de conforto é a forma mais aguda e imediata de usar o comportamento para promover mudanças.

Aula 4: Cognição
26/06 a 02/07

Nossos pensamentos impactam nossos sentimentos e comportamentos. Esta aula introduz as idéias básicas que fazem a terapia cognitiva tão efetiva, enquanto ilustra como cada momento de nossas vidas nós fazemos escolhas que impactam a qualidade do momento seguinte e potencialmente além dele. A experiência “Eureka” é citada como um exemplo de mudança aguda.

Aula 5: Combinando os ABCs
03/07 a 09/07

É difícil se mover contra a força do hábito e alterar padrões emocionais, comportamentais e cognitivos que foram enraizados com o tempo. Fazer um diário é uma técnica que combina os ABCs (Afeto, Behavior –comportamento, Cognição) e que podem ajudar a vencer a força do hábito e trazer mudancas que duram.

Encontro online: Módulo 5
11/07

Fechamento dos temas abordados no módulo 5

Módulo 6: A Conexão Corpo-Mente

Nas últimas décadas cientistas e médicos Ocidentais tem se tornado cada vez mais interessados na conexão entre corpo e mente. Este módulo introduz ferramentas e técnicas pesquisadas e validadas que podem melhorar a qualidade de nossas vidas. Tópicos incluem meditação “Mindfulness”, exercícios físicos, nutrição, sono e toque humano.

Objetivos:

  • Entender como corpo e mente são interligados, e como cada estado psicológico tem sua correlação fisiológica.
  • Aprender técnicas cientificamente validadas que se baseam na meditação consciente “Mindfulness”
  • Explorar os efeitos que os exercícios físicos tem sobre nossas emoções e as últimas pesquisas sobre construir um regime de exercícios
  • Reconhecer o impacto da nutrição em nosso estado mental e físico de forma geral, e aprender algumas regras básicas que nos levam a uma vida mais saudável e feliz.
  • Entender o impacto que sono (ou sua falta) tem em nossa saúde mental e física, e aprender como aproveitar mais do sono, e dormir melhor.

Aula 1: Conectando Corpo e Mente
10/07 a 16/07

Desde Renee Descartes, o Ocidente tem lutado para conciliar mente e corpo, que foi percebido como duas entidades separadas e irreconciliáveis. Entretanto, nas últimas décadas, muitas pesquisas têm mostrado que nosso corpo e mente são, na verdade, interligados – mudar a forma que pensamos impacta em nossa fisiologia, e mudanças em nossa fisiologia afetam diretamente a forma pela qual pensamos.

Aula 2: Mindfulness – Atenção Plena
17/07 a 23/07

As práticas do Minfulness tem feito parte da maioria das religiões Orientais e Ocidentais. Entretanto, apenas recentemente a ciência se interessou pelas tradições antigas, provando que se engajar em várias práticas de meditação pode literalmente transformar a forma pela qual percebemos, sentimos e agimos.

Aula 3: Exercícios Físicos
24/07 a 30/07

A prática regular de exercícios físicos podem ter efeitos similares às mais poderosas medicações psiquiátricas – ao lidar com depressão, ansiedade, TDAH, e outras condições. Esta aula explora o impacto de diferentes formas de atividade física em nosso bem-estar, abordando exercícios aeróbicos e anaeróbicos, assim como a variabilidade e coerência cardíaca.

Aula 4: Alimentação Saudável
31/07 a 06/08

A Natureza pode potencialmente nos prover dos nutrientes necessários para uma vida saudável e feliz. No mundo moderno, nós temos menos contato com a natureza, e estamos abusando do nosso corpo e mente com alimentos não saudáveis. Esta aula explora algumas práticas simples e idéias – tais como índice glicêmico e a qualidade inerente de certos alimentos – que podem trazer mudanças radicais na maneira pela qual nos sentimos fisica e psicologicamente.

Aula 5: Descanso e Recuperação
07/08 a 13/08

O ser humano precisa de descanso e recuperação para um bom funcionamento fisiológico e psicológico. No mundo moderno, nós tendemos a abusar de nossa mente e corpo não criando tempo suficiente para a recuperação. Esta aula explora pesquisas sobre o ciclo do sono, a ideia do sono bifásico, e a importância de se ter uma boa noite de sono (e cochilos, se possível). A importância deste tópico também é discutida.

Encontro online: Módulo 6
15/08

Fechamento dos temas abordados no módulo 6

Módulo 7: Relacionamentos

Relacionamentos são os propulsores número 1 de bem-estar; mas quando dão errado, eles geram dor e tristeza. Este módulo aborda a distinção entre os mitos e fatos na esfera dos relacionamentos – seja entre casal, amigos, família, e até mesmo alunos e professores. Introduz a ciência por trás deste campo tão interessante, sem perder sua beleza e sedução.

Objetivos:

  • Entender os pontos chaves dos relacionamentos interpessoais saudáveis e felizes, e aprender como aplicar este entendimento nos próprios relacionamentos e de outros.
  • Melhorar a intimidade de um relacionamento mudando o foco da necessidade de ser validado para o foco em conhecer e ser conhecido.
  • Aprender a razão positiva 5:1, e como usar desentendimentos, disputas, brigas como combustível para crescimento.
  • Reconhecer a importância do foco positive nos relacionamentos e a prática da resposta ativa-construtiva.
  • Passar pelo processo de diferenciação como uma forma de progredir da auto-estima dependente para a auto-estima independente e incondicional.

Aula 1: Aprendendo pelos Relacionamentos Bem Sucedidos
14/08 a 20/08

Relacionamentos são os propulsores número um da moeda final. Entretanto, eles podem também ser fonte de muita infelicidade. Grande parte dos relacionamentos longos terminam, ou continuam sem muita alegria e paixão. Usando a abordagem da Psicologia Positiva, esta aula explora as lições aprendidas de relacionamentos bem sucedidos.

Aula 2: O trabalho duro (mas divertido) nos Relacionamentos
21/08 a 27/08

Existe uma crença muito comum em nossa sociedade, de que a parte mais difícil – e importante – de um relacionamento feliz é encontrar a pessoa certa. Esta percepção vem dos filmes, onde após muitos desentendimentos e tribulações, as cortinas se fecham e os protagonistas vivem felizes para sempre. Entretanto, o filme termina quando o amor começa: a parte mais importante de um relacionamento bem sucedido é o trabalho feito uma vez que você está vivendo o relacionamento. Esta aula aborda o que significa investir em um relacionamento, e assim aumentar a probabilidade de se viver “feliz para sempre”.

Aula 3: Conhecer e ser conhecido
28/08 a 03/09

Outra crença muito comum em se tratando de relacionamentos é que o componente mais importante de um amor duradouro é a habilidade de aceitar e ser aceito incondicionalmente pelo seu parceiro. Entretanto, como o trabalho de David Schnarch e outros pesquisadores mostram, é que mais importante que a validação é o “conhecer e ser conhecido”. Conhecer o seu parceiro, se revelar a ele, é a forma de cultivar intimidade em um relacionamento, e uma forma de aumentar a paixão em um relacionamento longo. A idéia de conhecer e ser conhecido pode ser aplicada em outras formas de relacionamentos, seja com membros familiars, alunos e amigos.

Aula 4: Foco no positivo
04/09 a 10/09

Um dos princípios básicos da psicologia positiva é que o foco no positiva cria uma realidade positiva. Esta ideia certamente se aplica aos relacionamentos: Apreciar aquilo que funciona no relacionamento e no companheiro fortalece o vínculo entre o casal ou amigos. Esta aula explora a pesquisa ilustrando que é possível avaliar (e melhorar) a saúde de um relacionamento buscando a “razão positiva/negativa”. Um método de aumentar esta razão é através da resposta ativa/construtiva.

Aula 5: Auto-Estima
11/09 a 17/09

Existe uma relação recíproca entre desenvolvimento pessoal e o desenvolvimento do relacionamento desta pessoa. Como o psicólogo Nathaniel Branden pontua, “quanto mais independente ficamos, mais interdependentes podemos ser”. Esta aula explora a ideia da diferenciação, e como podemos mudar da auto-estima dependente para independente, e então para uma auto-estima interdependente, e como isto pode prover fundamentos saudáveis para um relacionamento bem sucedido – consigo e com outros.

Encontro online: Módulo 7
19/09

Fechamento dos temas abordados no módulo 7

Módulo 8: Coaching em Psicologia Positiva

A Psicologia Positiva pode prover fundamentos científicos para o coaching, enquanto o coaching pode ser considerado uma forma de aplicação da Psicologia Positiva. Este módulo, é pautado na abordagem focada nas forças, e no coaching focado em soluções e baseado em evidências. Busca analisar o processo de ajudar indivíduos e organizações a realizar suas metas e potencial.

Objetivos:

  • Entender como as idéias chaves e pesquisas da Psicologia Positiva podem ser aplicadas ao coaching.
  • Realizar mais do potencial humano – buscar o melhor em si e nos outros – entendendo e praticando a abordagem focada nas forças no coaching.
  • Fazer o coaching individual e em grupo usando idéias da terapia focada na solução, levando um ambiente pessoal e de trabalho mais feliz e saudável.
  • Aprender a progredir sistematicamente através do processo de coaching baseado em evidências, rumo a realizações de metas e objetivos pessoais e de outros.
  • Praticar a arte e ciência da comunicação efetiva – como apresentar idéias, com autenticidade, a indivíduos e grupos.

Aula 1: Coaching baseado em evidência
18/09 a 24/09

Coaching é um mercado em crescimento. Treinamentos para formação de coaches são oferecidos ao redor de todo mundo, durando de 3 dias até 3 anos. Esta aula aborda a importância do coaching baseado em evidências – uma abordagem que enfatiza a importância de se ter pesquisas por trás das práticas de coaching. Também foca na abordagem focada nas forças como a única, e poderosa abordagem que a psicologia positiva trás a arte e ciência do coaching.

Aula 2: Investigação apreciativa
25/09 a 01/10

Investigação apreciativa é uma técnica poderosa que pode ser usada para uma transformação individual e organizacional. Esta aula foca que como esta técnica pode ser usada no coaching de vida, e como pode ser usada para promover feedbacks – ou “feedforward” – para coaches e/ou funcionários.

Aula 3: Coaching focado na solução
02/10 a 08/10

A Terapia Focada na Solução (TFS) foi desenvolvida por Insoo Kim Berg e Steve de Shazer no inícios dos anos 80. É uma forma de terapia breve, que foca no que funciona e hoje em dia tem sido aplicada de forma efetiva no coaching. Esta aula explora a abordagem do coaching focado na solução, e destaca algumas técnicas que podem ser usadas na educação parental, ensino, liderança e coaching.

Aula 4: Re-escrevendo o cérebro
09/10 a 15/10

O processo de coaching busca trazer mudanças positivas para os seus coachees, mas de fato, a maior parte dos esforços falham. Esta aula aborda uma variação de uma técnica poderosa do Dr. Jeffrey Schwartz, técnica esta que pode ajudar os coaches a trazer mudanças que duram para si mesmos e para seus coachees. Esta técnica pode ser aplicada para Investigações Apreciativas ou Intervenções Focadas em Solução, ou para buscar mudanças de forma geral.

Aula 5: Lembretes
16/10 a 22/10

Parece que o argumento de alguns filósofos que “conhecer o bem é fazer o bem” é falso. Em contraste, as religiões – que defendem o uso de constante repetição (ritualização) e lembretes – estavam certos. Nesta aula esta idéia será abordada com o propósito de trazer mudancas positivas e duradouras. Especificamente o uso de lembretes – diários, específicos, e mini lembretes – que podem ser usados para o crescimento pessoal e para promover mudanças em seus coachees.

Encontro online: Módulo 8
24/10

Fechamento dos temas abordados no módulo 8

Módulo 9: Escolhas e Co-Criando nossa realidade

A cada momento de nossas vidas nós temos escolhas. Momentos são somados a nossas vidas, escolhas fazem a nossa vida. Este módulo sumariza o material apresentado nos módulos anteriores através da escolha que fazemos – seja escolhas importântes como decidir o tipo de trabalho que iremos buscar ou o tipo de pessoa que iremos passar a vida com, a escolhas menores como a postura física que escolhemos para assumir quando entramos em algum lugar, ou a maneira pela qual respondemos um colega. São através destas escolhas – menores e maiores – que nos torbamos co-criadores de nossa realidade.

Objetivos:

  •  Entender como as escolhas que fazemos formam os “tijolos” do caminho que nossas vidas levam.
  • Reconhecer o impacto de nossas escolhas em nossos relacionamentos com os outros – no começo de um relacionamento e ao longo deste relacionamento.
  • Reconhecer o impacto de nossas escolhas em nossa auto-confiança e felicidade.
  • Aprender como ter muitas escolhas podem também nos paralisar, se nosso objetivo é maximizar e não satisfazer.
  • Capacitar para o uso de técnicas da Terapia Cognitiva-Comportamental (TCC) que nos ajudam a lidar melhor com emoções difíceis e reenforçar nossa experiência de emoções positivas.

Aula 1: Escolhas a cada momento
23/10 a 29/10

Pessoas que tem um controle interno – que acreditam que suas escolhas e não a sorte é que determina maior parte da vida – são geralmente mais felizes, mais resilientes, e têm mais sucesso. Esta aula explora a idéia de que a cada momento de nossas vidas nós temos escolhas, e é o acumulo destas escolhas que determina o curso de nossas vidas.

Aula 2: A Filosofia das escolhas
30/10 a 05/11

Esta aula aborda a filosofia das escolhas, discutindo a idéia de que a realidade abrange o subjetivo e o objetivo. Ao entender que nós temos um papel construtivo em criar a nossa realidade, nós podemos mudar da posição de vítima passiva para agente ativo.

Aula 3: O Ambiente
06/11 a 12/11

Sem dúvidas, a escolha mais importante que fazemos é a escolha do ambiente que nos colocamos e colocamos os outros. Pesquisas em Psicologia Social ilustram o poder das situações sobre as pessoas, e ao escolher um ambiente saudável nos aumentamos significativamente a probabilidade de se fazer escolhas saudáveis.

Aula 4: Os três tipos de escolhas
13/11 a 19/11

Existem três tipos de escolhas que geralmente fazemos: Grandes escolhas de vida, escolhas periódicas, e escolhas de cada momento. Exemplos de cada tipo de escolhas são abordados assim como métodos que nos lembram das escolhas que fazemos.

Aula 5: Improvisando na Vida
20/11 a 26/11

O teatro de improviso é uma forma de dizer “sim” para o que vier – qualquer situação, desafio, dificuldade – e enfrenta-las com energia e humor. Baseado no trabalho feito pela Universidade de Stanford por Patrícia Madson, esta aula aborda os paralelos entre o teatro de improviso e uma abordagem psicologicamente positiva à vida. Tópicos tais como relacionamentos, humor, espontaneidade, mindfulness, e resiliência são citados.

Encontro online: Módulo 9
28/11

Fechamento dos temas abordados no módulo 9

Módulo 10 – Imersão Final

WORKSHOP EM BELO HORIZONTE ( Ticket diferenciado para alunos e ex-alunos)
30/11 a 02/12

Imersão Online
27/11 a 03/12

Neste módulo abordaremos mais práticas em Psicologia Positiva, entrega do prêmio “Boa Ação” e fechamento do curso com a entrega dos certificados.Para aqueles que não participarem da imersão, o conteúdo abordado será apresentado por meio de vídeo-aulas durante a semana da imersão (vídeo-aulas serão disponibilizadas a todos os participantes).

Webinar de Encerramento
05/12

Certificação em Psicologia Positiva 2017

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